domingo, 28 de novembro de 2010

Uma Linda semana a todos!

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Imagens da Copaiba e a estrutura molecular da Vitamina C



https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhwJ5V6I7QmZkjmltxIBClPCU2LGKMrs5IXjj3D8PN8F9HogwjqxMeofAn9DW7DxNeATryRLhvansLopK-zfXdQTydPO5eNvH2e8_KaHp3eMmoU3QgZzE3w8fPU9wxvJNXxHe_ap0Df_aEs/s1600-h/1.jpg


Imagens e Esquemas de Espirros, Bacterias e um Virus (Bem humoradas)







Sereia na Pedra

http://www.google.com/imgres?imgurl=https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgT48p02ryXuw_LzOD4CakgAZTs4twXaRDccWkJE6na_xWPvlKXhZUteEG_-AAokk0bgScQSgJ3X_vbwWkNUSmWFiEdqAeCvBjIIXIJJqvbc71MUfjC-z3YdTmneR34ZPf2_hN0B7BZJpM/s1600/173_SEREIA_PEDRAS.jpg&imgrefurl

HISTORIAS DE CONSULTORIO MEDICO (PARA CRIANÇAS)

CONVERSAS DE CONSULTÓRIO MEDICO

PRIMEIRA NARRATIVA

Hoje fui a um consultório médico ouvir historias e falar das maravilhas que a Mãe Natureza produz.
O ambiente estava aquecido pelo calor das pessoas que entravam e saiam o tempo todo e nem o ar gelado fazia bom efeito.  Consultório cheio e a estação de outono chegando já indica o porquê de tanta gente doente.  Fiquei observando o vai e vem das pessoas, das recepcionistas e do entra e sai nos consultórios. Uma gente inquieta. Uns pegam revistas e lêem, outros ficam encarando as pessoas ao lado para saber o assunto que pode puxar com elas e a criançada, espirra daqui, espirra dali, toma água, toma café, grita, senta e a mãe impõe uma ordem que nunca é atendida.
Fiquei observando uma mãe ao lado que dizia sobre os sintomas do filho. A mãe da Mariazinha falava para a mãe do Pedro que nessa altura do campeonato estava subindo em uma cadeira para pegar o copo de água lá do alto do suporte porque pega-lo no lugar certo, estava chato, ele já tinha pego  seis copos.
A fala da mãe da Mariazinha: Sempre nessa época o tempo pensou em mudar e pronto, já aparece o friozinho e com ele a Mariazinha começa a sentir nariz entupido, tosse, olhos lacrimejantes, dores no corpo e até surtos de febre. A Mariazinha percebeu que a mãe falava dela e se chegou toda dengosa, os olhinhos vermelhos iguais aos da sua mãe que também se apresentava com o mesmo quadro da garotinha.
A mãe do Pedro que era profissional de saúde explicou: nestes meses frios, 30% da população são atingidas por gripes.
Aproveitando a deixa eu procurei entrar na conversa e percebi que as crianças começaram a querer escutar porque fizeram uma roda no chão e os adultos se acomodaram nos sofás existentes na sala.
Aí falei, o resfriado possui uma ocorrência maior. No inverno tende a aumentar a incidência desses indesejáveis companheiros do frio e umidade. E sabe aí o que acontece? As pessoas convivem mais em ambientes fechados, o que aumenta a concentração dos vírus e facilita a transmissão. Só então percebi o quanto elas estavam interessadas em saber mais e aproveitei e falei da diferença entre gripes e resfriados.
A gripe e o resfriado são manifestações do aparelho respiratório. Quando ocorre o resfriado a concentração dos sintomas é maior na mucosa nasal, nos seios da face, garganta, laringe e às vezes, traquéia e brônquios.
Nesse momento tive que parar porque o Pedrinho chorava por um acesso de tosse.

A mãe o colocou no colo e as outras crianças começaram a rir e chamar o Pedrinho de molenga e por isso, tive que interferir falando, no caso do Pedrinho que esta com tosse e febre estes sintomas de resfriado são irritação da mucosa nasal, e da garganta, espirros constantes, coriza e tosse. Dura em média, de 3 a 5 dias.
Por isso crianças não é manha do Pedrinho, ele sente o corpo pesado e com dores estando por isso, irritado. Todos as outras crianças ficaram quietas e o Gustavo pergunto se Pedrinho queria um pouco a fralda que o irmãozinho dele usava para passar na orelha para dormir. Todos rimos muito e Pedrinho agradeceu o gesto afetuoso do Gustavo.
Aí, continuei, a gripe quando é mais intensa ataca as vias áreas superiores e a todo o organismo. Os sintomas da gripe podem ser febre ou calafrios, dores musculares, irritação nos olhos e dor de cabeça. Tanto a gripe como o resfriado podem obstruir o aparelho respiratório impedindo a eliminação de secreções. Cria-se assim, um ambiente propicio para instalação de infecções por bactérias, pois o campo se mostra propicio: Irritação, aumento da temperatura interna e o organismo menos hidratado (pois com o processo febril vai se perdendo a água do organismo como um todo - por isso a importância de se tomar bastante água, diariamente - principalmente crianças e idosos).
As crianças se beliscavam enquanto as mães acenavam e falavam é isso mesmo, o meu pai sente isso falou a recepcionista e a Dina que estava quieta fazendo crochê, levantou a cabeça e confessou, eu sinto todos os sintomas da gripe a que se referiu.
Procurei então entrar um pouco mais profundo no assunto para explicar sobre bactérias.
Quando as bactérias se instalam podem ocorrer complicações como: Pneumonias, sinusites, infecções de garganta e dor de ouvido (otite).
Levantei, andei pela sala e falei em tom bem sizudo: sabem quem são os responsáveis pelos resfriados e gripes? As crianças gritaram todas juntas: nãoooooooooooooo, quem?
A Angela fez cara de assustada achando que eu tinha visto que ela colocou uma barata de plástico na bolsa da Dona Rita e aí retirou a tal baratinha.
 Então fiz cara de cientista e falei:
OS VIRUS, sabem quem são eles? Todos responderam, não.
E discursando em forma de quem conta uma história fui falando: Os principais agentes que causam o resfriado são os Rhinovirus, Echovirus, Coxsactievirus, Influenza além dos vírus que estão provocando a cada ano um tipo de gripe diferente. A cada nome de vírus as crianças falavam umas pras outras você é um Rhinovirus e o Pedrinho falava, Gustavo você é Echovirus e foi maior  bagunça.
Falei então, pessoal, prestem atenção, os vírus causam doenças no ser humano. Eles entram no organismo e vão ao núcleo das células e retiram o material genético da célula humana e incorporam esse material ao seu próprio material genético. Eles saem da célula já modificados e ao contaminar de novo já será outro tipo de vírus e de gripe.
E contei mais: existiram povos no oriente que já diziam naquela época:
Os Médicos da antiguidade diziam que a força do corpo quando aliada à inteligência forma a pedra angular para que haja força no organismo. Um corpo fraco não pode armazenar energias boas. É importante ressaltar que as doenças atingem o ser humano devido sua debilidade nas forças, emoções deixando o corpo físico sem integridade.
Nesse momento ouvimos um barulhão e alguém chorou, era o Pedro que puxou toda a linha de crochê que a Dina estava fazendo e ele enrolou o próprio pé e foi andar e caiu, foi uma risada geral.
Aproveitei o momento e perguntei: querem saber como se faz para aumentar a Resistência orgânica das pessoas para evitar tantas gripes e resfriados? Todos falaram que sim e aproveitando fui passando bolinhos de gengibre e mel a todos.


CONTINUA...

Uma Mensagem de Boas Vindas

Esse é um início importante na minha vida.
Tenho 54anos e um jeito apaixonado farmacêutico de ser.
Ser farmaceutica me reporta ao tempo em que o profissional aconselhava;
ensinava a melhor forma de tomar um medicamento;
o que podia ou não fazer em determinados casos (doenças);
ensinava algumas dicas  em alimentação;
e as possibilidades de viver uma vida melhor.
É com essa perpectiva que me disponho aqui a postar neste blog.
A forma dessas postagens será sempre com a finalidade de poder abrir de uma forma salutar,
 o entendimento sobre Fitoterapia (Ervas Medicinais), Homeopatia, Antroposofia,
 Alopatia,  usando sempre uma descrição em uma linguagem facilitada.
Se isso eu conseguir será uma meta cumprida.
Vamos aprender juntos?