quinta-feira, 6 de junho de 2013

Alimento que Aumenta a Quantidade de HDL(Colesterol Bom) no Sangue


por Maristela Porto
                                                              Aveia 
                                                      Avena sativa L                                                   
                                          
          
          Alguns alimentos ajudam o organismo a combater o depósito de placas de gorduras nas artérias e veias, e, consequentemente predispor as pessoas ao enfarte ou outras doenças cardíacas.
          Sabemos que o Colesterol HDL é o que tem que ter a maior quantidade no sangue, pois ele ajuda a eliminar as gorduras (é como se ele fosse uma "vassoura orgânica", ou seja, limpa tudo).

          Hoje, vou comentar de um dos alimentos que mais ajuda para o aumento do Colesterol HDl no sangue e assim, abaixar o Colesterol LDL (colesterol ruim).
          Existe uma fibra que contém uma substância chamada de Beta Glucana.

         A Beta Glucana saõ polissacarídeos de D-Glicose monômeros ligados a uma cadeia de β- glicosídica. Estes polissacarídeos lineares, não ramificados, compostos por unidades de glicose unidas por ligações do tipo beta 1,4 e beta 1,3 glicose.

        As Beta Glucanas agem nas gorduras séricas através da absorção de ácidos biliares após sua desconjugação pelas bactérias intestinais, sendo excretado pelas fezes, e inibem síntese de colesterol hepático, aumentando a depuração de Colesterol LDL12. Reduz a HIPERTENSÃO, equilibra a resposta GLICÊMICA e estimula a função IMUNE celular

         As B-glucanas são hidrossolúveis e resistentes aos processos digestivos. Além disso, têm tendência a formar soluções viscosas e géis, quando em contato com água.



                                Formula atomica tridimensional da Beta Glucana (Wikipédia).

         Aveia em forma de farelo são produtos indicados para consumo de 3g de farelo de Aveia por dia.
        Para combater o Colesterol LDL dos níveis séricos (sangue).                                                     
                      FARELO DE AVEIA


                  A Aveia é usada em forma de farelo como a melhor forma de se consumir esse cereal e combater o colesterol LDL do organismo.   
                  AVEIA em farelo é a forma mais concentrada de fração solúvel nas fibras da aveia e por isso é uma ótima solução para o tratamento do colesterol.

                                       
                                            AVEIA PLANTADA
    

        A Beta Glucana é um produto aprovado pela ANVISA (órgão que regulamente os produtos industrializados ou manipulados ligados à saúde).
       A Beta Glucana é uma fibra alimentar que auxilia na redução da absorção de colesterol e seu consumo deve estar associado a uma alimentação equilibrada e hábitos de vida saudáveis.
      O consumo de Beta Glucana, diariamente, terá que ser de pelo menos 3 g diárias (2 colheres de sopa por dia, em sucos, vitaminas ou cápsulas, tabletes, comprimidos que se pode adquirir na Farmácia de Manipulação ou em Drogarias)
       
Fontes: Site ANVISA, IX atualizado em julho/2008
Embrafarma Pharmaceutical Expertise
http://pt.wikipedia.org/wiki/Aveia